I'm Winston Wolfe. I solve problems.

segunda-feira, julho 25, 2005

Terrier

Filmes de zumbis são uma grande babaquice, coisa pra ser usada em enredo de videogame. Mas nem sempre foi assim. E a prova disso é o novíssimo título do pai-de-todos George Romero, "Terra dos Mortos". Assistí-lo me fez voltar a crer que é possível fazer um belo filme de horror sem recorrer a garotinhas japonesas carentes ou paspalhos mascarados. Mas Romero vai além.

Seu filme de estréia, "A Noite dos Mortos Vivos", de 1968, é referência para qualquer sujeito que ouse pegar uma câmera e filmes seres cambaleantes sedentos por carne humana. O problema é que a picaretice, na maior parte das vezes, prevalece. As seqüências do clássico não filmadas por Romero são desastrosas, limitando-se a puras e simples carnificinas, gore ao extremo do mau gosto. Limitam a obra do cara aos mortos-vivos quando, na verdade, a coisa vai além.

Um dos que perceberam isso foi M. Night Shyamalan. No seu "Sinais", ele chupa Romero com vontade. Primeiro, por usar a perspectiva do sujeito comum lutando contra algo que ele desconhece e sobre a qual não possui qualquer explicação racional ou meios de reagir de fato. Nada de exércitos, discursos inflamados, naves gigantescas e aquela patrioatada hollywoodiana de dar nojo. Segundo, o indiano desce os protagonistas para o porão da casa, já precariamente isolada, e os deixa apenas com um rádio como meio de comunicação com o mundo exterior. De onde vem os ETs? O quê querem? Para os assustados e confusos protagonistas de "Sinais" isso pouco importa, já que está mais interessados em sobreviver e, depois, se der, buscar respostas.

Romero fez exatamente isso com seus zumbis mais de 30 anos antes de Shyamalan. Um grupo de pessoas isoladas numa casa que se vê, de repente, cercada por mortos-vivos e precisa arrumar um meio de sair dalí ou, no mínimo, resisitir à invasão. Não resposta para a origem dos monstros, apenas que todos que morrem ou são mordidos por eles tornam-se seus iguais. E ponto final. Ninguém lá está interessado se foi contaminação por lixo tóxico, um meteoro ou experimentos militares que fizeram os mortos voltarem a vida. Romero foi inteligente em sacar que certas coisas não precisam ser explicadas quando se tem uma boa história nas mãos, do tipo que coloca o espectador dentro da tela. Esse erro foi exaustivamente cometido nas seqüências, onde todo tipo de explicação foi dada com álibi para que os comedores de cérebro agissem. Pífio.

Desde então, não surgiu nada de realmente inovador em termos de roteiro. "Madrugada dos Mortos", de 2004, nada mais foi que uma refilmagem, em ritmo de vídeoclipe, do título homônimo de Romero de 1978. Agora, o diretor traz, num mesmo pacote, a übber deusa Asia Argento, filha do não menos fantástico Dario Argento e espécie de afilhada de Romero, John Leguizamo e um canastríssimo Denis Hopper como há muito não se via.

Mas não vou contar nada sobre o filme. Tem uma porrada de sites fazendo isso já. Apenas quero registro meu apreço pelo grande George Romero e convidar todos para assistir "Terra dos Morto". Na boa. E de estômago vazio, de preferência, já que o sujeito também não é de ferro.

P.S. Destaque para a participação de Sexy Machine. Para quem não lembra, um dos vampiros de "Um Drink no Inferno", de Robert Rodriguez que, claro, não deixou de beber na fonte do velho Roma.

Nenhum comentário: