I'm Winston Wolfe. I solve problems.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Carta aberta ao Chico



    Pô, Chico, mancada, hein? O que aconteceu, meu velho? Porque tu fez isso? Ainda tento encontrar alguma justificativa, uma teoria conspiratória que seja para validar esse ato suicídia, mas minha veia 'ritchicóquiana" não dá conta de tanto. É muita informação junta para ser absorvida (absolvida?) por um simples mortal como eu, admirador confesso agora praticamente transformado em viúva. É, viúva, Chico, porque é assim que eu e um caminhão trucado de gente se sente.
    O que pegou, meu chapa? Que pecado cometemos nós para, em vida, termos o desprazer de te ver dividir o púlpito com aquela aberração musical, cujo único talento deve ser o de manipular a massa ignara com a cumplicidade de uma meia dúzia de programas de auditório para inflar sua conta bancária? Se é dinheiro, por favor não seja por isso, desvio com prazer os trocados do happy hour para sua conta. É só passar o número que, tenho certeza, outros farão o mesmo e não será sacrifício algum. Porque sacrifício é ler seu nome na mesma linha onde se encontra o nome de um dos sujeitos mais desprezíveis que já segurou um microfone nos últimos, sei lá, 50 anos. Sabe, Chico, isso não se faz. Não se faz mesmo.
    E me recuso peremptoriamente a acreditar nas palavras daquele arremedo de Pato Donald dizendo que o objetivo maior é te ver ecoar nas ondas populares, onde ele reina soberano como um déspota francês do século 15 de calças apertadas e coroa desbotada pesando sobre os ombros. Como se você precisasse disso, Chico! Como se o seu talento tivesse necessidade de ser medido por um sem número de moribundos culturais que se nutre da primeira massa amorfa que escorre de seus Motorádios, elevadores e salas de espera.
    Não, Chico, você não é disso. Nunca foi. Então porque tal manobra? Onde está a lógica de tamanha insanidade? Seriam as trevas travestidas com seu manto de mal gosto e falsa pretensão que avançam impiedosas por essa terra já tão sofrida? Caralho, Chico, a gente dependia de você, um dos poucos que ainda tinha forças para segurar alta a lamparina que jogava luz contra essa escuridão. De repente, você aparece do outro lado, garganta em riste contra nós, que nada fizemos para tanto. Que apenas nos preocupamos em espalhar sua memória para onde vamos.
    É isso, Chico, é medo de ser esquecido? Medo que essa nova geração, movida a bytes & MP3s & I-Pods & conexão banda larga não dê pelota para o seu legado? Quéisso, Chico! Covardia nunca foi teu forte. Vai abundamolar-se agora, vai? O azul dos teus olhos não combinam com uma faixa amarela nas costas, pode ter certeza. A mesma certeza de que o seu fruto é tão forte e bem enraizado que não se perderá nas brumas do tempo. Ao contrário do seu novo parceiro, cuja "obra" é tão insípida, inodora e incolor que não matará sequer a sede dos próximos da fila. Já você - ah, Chico, você continuará a alimentarno-nos com o mesmo caldo substancioso e saboroso de sempre.
    Então estou aqui, Chico, como tantos outros, prostrado, mãos espalmadas contra o chão, cabeça baixa e pescoço enrijecido esperando pelo golpe final. Porque depois do que você aprontou Chico, pô, só nascendo de novo.

10 comentários:

Anônimo disse...

concordo em gênero, número e grau. Também estou me sentindo viúva do Chico...e vc, também abundamolou-se, amor...por que não colocou o nome do arremedo de Pato Donald?

Biajoni disse...

o chico fez dublagem para algum filme da disney?

Brigateando disse...

Com um blog de tamanha audiência como o meu, não posso dar nomes aos bois. Vai que levo um processo do pai da Uanessa Camargo? É...

Erik Virgúleo disse...

Por favor, coloque meu nome aí na lista dos que assinam em baixo.

Anônimo disse...

Quando a gente pensa que já viu de tudo nessa vida...

disse...

Pois é dói!!! Mas no meu caso nõa viverei pra ter o desgosto de ver isso, pelo menos não viverei no mesmo espaço, já que os ingressos acabaram.

Anônimo disse...

Enquanto vinha lendo vinha tentando imaginar o que de tão rium o Chico poderia ter feito....e sabe quando sabemos que alguma coisa de ruim pode acontecer e ficamos tentando imaginar o que será, e o que vem é muiiitttooo pior do que o nosso pior pensamento?!?!?!
Putz, depois dessa .... o mundo ta acabando mesmo, e como diria um professor de biologia de Piracicaba: - que acabe em barranco pra eu morrer encostado tomando uma Brahma gelada e escutando.....Chico?!

Anônimo disse...

Isso não é dinheiro não, Gustavo. Acho que ele tá querendo comer alguém. Deve ser. Disse que ia cantar com o cara pra comer alguém. Só isso pra redimi-lo!

Anônimo disse...

Chico sucks.

Anônimo disse...

O cara fez "Construçao".sempre será redimido.