I'm Winston Wolfe. I solve problems.

segunda-feira, junho 25, 2007

De cinemas e sacis


    Está se tornando folclórica a capacidade da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana em ser cega, surda e muda no que toca a suas responsabilidades. Desde março, a pasta exibe filmes no Teatro Municipal Lulu Benencase, local que já foi - olha só que sacação - um cinema de rua. Mas a quantidade de absurdos que essa idéia contêm só rivaliza com um filme do David Lynch e precisaria de um blog todo para se fazer entender. Então vamos mastigar bem (o que não vai ser garantia alguma de digestão fácil...) para nos fazermos entender nessas poucas linhas.

    De acordo com o último informativo da secretaria, a proposta do Cine Teatro é intercalar filmes comerciais com convidados. E e só isso que se sabe, já que desde o ínicio da semana a coluna tenta mais esclarecimentos sobre o assunto e parece não haver um cristão lá dentro capaz de responder um simples e-mail. E olha que minhas dúvidas - que acredito serem compartilhadas por mais gente - são simples, nada que fará o nobre chefe da pasta, Fernando Giuliani, perder o último capítulo da novela das 18h.

    Primeiro, quero saber quem é o responsável pela escolha dos filmes exibidos. Não quero acreditar que seja o próprio secretário, já que a obra de estréia do projeto foi "Harry Potter a Pedra Filosofal", um blockbuster hollywoodiano de 2001 que por si só contraria a função primordial da pasta, que é a de levar cultura de qualidade para a população. Não sei qual a freqüência que o secretário vai ao cinema, mas se ele considera Harry Potter um produto que acrescenta alguma coisa, começo a me preocupar de verdade com o andar dessa carruagem cada vez mais desgovernada.

    Mas se não é o próprio Giuliani, quem decide que filmes serão mostrados? Talvez o dono da videolocadora que a secretaria firmou parceria? Ou quem sabe o guardinha que anota recados no balcão da recepção? Não, esse último teria mais bom senso do que o sujeito que escalou, por exemplo, "Star Wars - A Ameaça Fantasma", para a última sessão do projeto, nesta terça feira.
    Bom, mas o projeto, segundo a única informação que possuo, também prevê filmes "convidados". E quais são eles? Silêncio. Quantas pessoas já foram assistir aos filmes? Mais silêncio. Havia uma meta de público? Os grilos fazem cri-cri. Qual é, por Deus, o objetivo desse desperdício de esforço, tempo e dinheiro públicos? Os sapos coacham. Alguém aí pode me dizer então qual o diabo do critério utilizado para exibir produções unicamente comerciais e sem qualquer fim senão o de divertir por um par de horas?

    Porque parece, cada vez mais, ser essa a função da Secretaria de Cultura de Americana, que pode tranqüilamente mudar seu nome para Secretaria de Entretenimento Besta e Apático. Existem dezenas de maneiras certas - e uma única errada - de aproveitar o cinema de maneira inteligente e criativa levar um mínimo de cultura à população. E a prefeitura tem a capacidade de escolher a errada. Eita, nóis.
    UPDATE
    A secretaria escolheu o filme desta semana: "Star Wars - A Guerra dos Clones". É ou não é pra pedir guilhotina?

4 comentários:

Nuvens de Palavras disse...

Ah, mas eles exibiram, uma vez, lá no cinema da Estação, Dançando no Escuro...Foi uma boa escolha, não acha?

Fábio Shiraga disse...

Eu recebo os e-mails da Secretaria daí e confesso que há tempos nada do que por aí pinta, me interessa.
Eles tem meu endereço porque fui uma vez no Lulu Benencase para ver um show e deixei o e-mail lá.
Lembro até na época elogiar a parada, que logo depois teve um outro show legal (não vou citar os nomes, porque eu sei que não faz o gênero de vossa pessoa, caro Briga), mas ultimamente...

Brigateando disse...

Núria, o que você viu no Estação foi uma iniciativa do cineclube, que nada tinha a ver com a secretaria. Por isso era minimamente legal.

Shira, o buraco é mais embaixo, queridon. Como secretaria eles devem fomentar a cultura, e não ficar promovendo oba-oba...

Nuvens de Palavras disse...

Nossa, me chamando de "Núria"... Que rancor nesse coração, credo...