I'm Winston Wolfe. I solve problems.

sábado, outubro 08, 2005

Planta

Acontece de repente. É algo meio inesperado, tipo a primeira menstruação ou a primeira vez que você ejacula: sabe que mais dia menos dia iria acontecer, mas, quando acontece, putz, assusta pacas.

Amadurecer é mais ou menos assim.

E acredito que o amadurecimento - de caráter, principalmente - está intrinsecamente ligado a carga de responsabilidade que se carrega. Quanto mais se é responsável, mais maduro se torna. E quanto mais maduro se torna, menos tolerância passa a sustentar.

O reflexo disso é sentido principalmente nos relacionamentos pessoais. O número de amigos diminui. Gente que era vista como tótem hoje não passa de graveto. E não há crueldade ou ingratidão nisso. Apenas falta de tolerância e aumento de auto-confiança, que resultam num afunilamento do crivo para este fim.

Isso parece inevitável.

Coisas que antes eram objetivo de largas conjecturas e noites sem dormir, agora são resolvidas num tapa. Pequenas bobagens são identificadas rapidamente e despachadas da mesma forma. Tornar-se responsável por algo maior que o próprio umbigo é desenvolver uma visão de prioridades. A própria noção de tempo passa a ser outra, porque ele se torna cada vez mais escasso. Logo, perde-lo em ações, situações ou pessoas que merecem no máximo um aceno de cabeça não pode ser tolerado.

Porém, a falta de tolerância não significa falta de paciência, brutalidade ou ignorância. A paciência, pelo contrário, é uma virtude que deve ser reforçada e trabalhada de maneira benéfica.

A tolêrância corrói a capacidade de amar de verdade. Tolerar não é amar, é penalizar o próximo. É mantê-lo em sua imaturidade, privando-o de um mundo que só se descortina quando se sente os prazeres e desgostos da responsabilidade plena.

Maduro, não se tolera.

Se ama ou se odeia.

Para-se de viver de migalhas e parte em de um belo pedaço com recheio e cobertura.

Ergue-se a cabeça para apanhar na cara, e não na nuca.

Chora-se uma partida, mas não uma perda.

5 comentários:

Señorita M disse...

hmm.. curti pra caramba o texto..
e, de fato, se vc tolera uma pessoa, não a ama de verdade. E viver algo assim não é mto saudável, na minha opinião..
mas qto ao "a tolerância corrói a capacidade de amar de verdade", eu acho o seguinte: se vc ama uma pessoa de verdade vc não a tolera, vc a aceita - não quer dizer que vc seja submisso, vc simplesmente aceita como ela é..
ahh, sei la!

Anônimo disse...

Não tolerar é não amar. Não suportar, também. Quando encontramos essa situação, a melhor coisa a fazer é ... acabar.

Anônimo disse...

Nossa.... gostei do seu texto, mas...

anouska disse...

que texto mais lindo, amei! você conseguiu dizer o essencial com bastante sensibilidade. bj, cris

Anônimo disse...

Gostei do Ergue-se a cabeça para apanhar na cara, e não na nuca.