I'm Winston Wolfe. I solve problems.

terça-feira, maio 08, 2007

Spiderteens



    O Bia escreveu esse post aqui. Já vou logo dizendo que discordo. Discordo porque não se pode confundir curtição com falta de educação. Sim, educação, coisa que vem de berço, que se aprende em casa. Coisa que 90% dos espectadores daquela sessão desconheciam. Esse papo de

    "A experiência do cinema - e isso eu digo sempre nos meus cursos -, é se deixar levar pelas emoções que os filmes causam. Chorar e rir quando quiser, gritar, uivar, bater palmas, pular na cadeira. Ver um filme como Homem-Aranha 3 é como ir ao Hopi-Hari e andar na montanha-russa. Tem que ser essa experiência catártica. Até quando é cinema profundo e nos faz doer a alma."

    é furado. Quer fazer macaquice, apitar - sim, tinha um filhodaputa com um apito dentro da sala - fazer gracinha, se auto-afirmar pra namorada e os amigos, comentar o filme todo e pular na cadeira, espera sair em vídeo e faz isso na própria casa. Uma sala de cinema não é um estádio de futebol - e até nos estádio busca-se disciplina pelo bem geral. E disciplina não é cortar o barato de ninguém, é saber que o que você quer não é necessariamente o que a pessoa do seu lado quer. Concordo que, numa situação como a da pré-estréia do "Homem-Aranha 3", num cinema cercado por bairros periféricos e com entrada a R$ 10 (R$ 5 se você for estudante, ou seja, mais da metade dos presentes), o diferente era eu. Então eu que me mandasse. Pois bem, foi o que eu fiz.

    Engraçado é o Bia defender uma coisa dessa sendo que ele próprio já se levantou contra tal. Caso ele não tenha se esquecido, lembro a vez que ele foi, junto com a filha, assistir a "O Labirinto do Fauno", no Cine Paradiso, em Campinas. Um casal não parava de conversar e isso o incomodava. Antes dele tomar uma atitude, outro ocupante da sala se adiantou e deu um esporro no casal. "Isso aqui é cinema, porra!", disse o cara segundo o Bia, que concordou, engrossando a voz num "é isso mesmo".

    Corretíssimos! Agora porque "O Labirinto do Fauno" é cinema e "Homem-Aranha 3" não é? Porque num filme de ação é aceita a balbúrdia, a falta de educação, a putaria, e num filme "sério" não? Que diferença existe? Quer dizer que porque eu gosto de um filme de ação devo me acostumar com um ambiente onde sequer consigo ouvir o que os atore dizem? O cacete! Quero ir ao cinema, sentar minha bunda branca e magra na cadeira e experimentar tudo o que tenho direito sem ninguém interferir nisso.

9 comentários:

Luiza... disse...

Apoiado! Apoiado! Apoiado!

Nuvens de Palavras disse...

ai que meda do Brigatti!

Biajoni disse...

bom, em alguns momentos uma sala de cinema pode se parecer com um estádio de futebol, em outros, uma igreja. em cada caso são "climas", expectativas e reações difrentes esperadas do público.
...
no caso do "labirinto do fauno", bem, o que o cara lá estava fazendo não era uma "reação" ao filme, o cara estava conversando durante um filme denso, cheio de detalhes, com a maioria dos presentes com mais de 50 anos - eu e isabelle éramos os mais jovens.
...
"Porque num filme de ação é aceita a balbúrdia, a falta de educação, a putaria, e num filme "sério" não? Que diferença existe?"
:>/
ué, um é de ação e outro é sério - vc mesmo respondeu a diferença entre eles.
...
não querer reação num filme de ação é como não querer risos durante uma comédia.

Brigateando disse...

Reação é uma coisa, Bia, falta de educação é outra. A galera lá não estava nem um pouco preocupada com o que rolava na tela. Queria apenas um motivo para zonear, o que fez desde antes do apagar das luzes!

Fábio Shiraga disse...

Isso é o que dá querer assistir filme dublado. :-b

Pô, me deixa linkado aí, vai. Eu não vou contar prá mais ninguém que ando ouvindo CSS.

B! disse...

Concordo plenamente com o Fábio no tocante que ir à filmes dublados, para teens, é arriscado - to say the least.

Entendo perfeitamente o que Briga quer dizer. Mas também entendo o que o Bia quer dizer. É complicado.

Quando assiti 'Rocky Balboa', vibrei feito um moleque na luta final. Fiz todos ao meu redor rir, pois, acredito eu, não atrapalhei a ida deles ao cinema - pelo contrário.

Agora, falta de educação é realmente chatíssimo. Não dá pra assistir um filme onde a falta de decoro das pessoas causa a experiência de ri ao cinema não valer a pena. Fica uma merda.

Sempre comento durante filmes. Faço brincadeirinhas o tempo todo. Mas sou comedido. Faço em tom de voz que só meus amigos houvem. Tenho muito cuidado em não irritar ninguém, pois sei o quanto me irrita não conseguir curtir minha ida ao cinema.

renmero disse...

Tu tá velho, rapaz.

O Bia também.

Mimim tão falando no cinema mimi é reação.

Bando de homi grande reclamando.

Brigateando disse...

Cumá?

Anônimo disse...

É...só falta votar no PSDB... tsc, tsc...