I'm Winston Wolfe. I solve problems.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Preferência



    Sabe aquelas placas em agências bancárias que constam algo como "atendimento preferencial para idosos, gestantes, lactantes e mães com crianças de colo"? Acho que sei pra que servem. Não estão lá porque algum legislador resolveu trabalhar e, num ato de benevolência semi-divina, decidiu que esse pessoal tem preferência para ser atendido e não precisa pegar fila com o resto da manada. A grande sacada que vejo é, na verdade, despachar logo essa gente para não ficar incomodando o restante.

    Porque tem coisa mais irritante que criança chorando e fazendo birra em pleno dia de pagamento, dentro de uma agência bancária com ar-condicionado quebrado lá pelas duas da tarde? É capaz que alguém saque a chave do carro e costure a boca do pirralho com os cadarços do All Star do guardinha mais próximo, se não fizer pior. Por isso, é melhor mandar logo a dona da sirene ambulante fazer o que tem que fazer e se mandar depressa. Quem já não teve vontade de amarrar um moleque chiliquento pelos tornozelos com uma daquelas cordinhas que separam as filas e girá-lo até sobrar apenas os tênis, que atire o primeiro pote de Danoninho.

    O mesmo vale para os velhos. Ops, desculpe, os idosos, Ops, desculpe, a terceira idade. Ops, desculpe, a melhor idade. Ops, desculpe, os mais experientes. Ops, desculpe, os jovens senhores (é que são tantos os termos politicamente corretos que eu me perco, desculpe). Os vovôs (olha outro termo aqui! Olha! Olha!) já são reclamões por natureza (morta). Plantados numa fila para fazer qualquer coisa então, pai do céu, não há ouvido que agüente. A trindade doença-remédio-futebol pode patinar do começo ao fim do tempo de permanência dele na agência e aluga qualquer cristão há poucos metros de distância. E não importa se você quer ou não ouvir, porque ele vai falar de qualquer forma. Afinal, é um monólogo, ninguém perguntou a sua opinião.

    Por isso, proponho para o próximo impoluto legislador que olhe também para outras classes que merecem a mesma deferência. Os feios, por exemplo. Não consigo pensar em nada mais intolerável que permanecer mais de cinco minutos ao lado de alguém mal diagramado. Tenham dó, nobres parlamentares. Lembrem-se de Vinícius de Moraes, queridos eleitos. Indo além, sugiro que aqueles que não se encaixam em qualquer padrão de beleza mínimo (e existem muitos, vocês sabem) tenham um acesso exclusivo e restrito, isolado, para que não precisem compartilhar sua feldade com os demais.

    Por motivos óbvios, os apedeutas, beócios e idiotas de uma forma geral também devem ter o direito a cortar fila. Por mim, podem passar na frente e se mandar o mais rápido possível. Esse tipo de gente é contaminante. Já vi muitos luminares serem reduzidos a Caetanos ou Carlinhos Brown após curta exposição a sujeitos dessa laia. E não tem cura, o que é pior.

    Não poderia deixar de incluir na minha pauta de reivindicações os pobres. Porque se tem uma raça no mundo que é digna de todos os privilégios e regalias são os pobres. Vide a igreja católica, que até hoje os defende inapelavemente, do alto do seu castelo de ouro, vestida de seda e coroada pelo poder e glória redentoras de Deus. É constrangedor ter que dividir o mesmo metro quadrado com aquela gente cheia de carnês de folhas soltas e mal grampeadas de lojas populares, financeiras, boletos de cobrança massarocados na bolsa ou dobrados dentro de carterias de napa rachada. É a própria visão do nono círculo do inferno que nem Dante teve coragem de descrever.
    Ah, sim, proponho também um guichê exclusivo para chatos. Mas, nesse caso, seria advogar em causa própria e a fila seria quase tão grande quanto a normal. Passo a vez, portanto.

12 comentários:

Anônimo disse...

pô, vc ia me jogar para a fila dos mal diagramdos. Vc não gostaria de ficar ao meu lado na fila. Valeu!

o grande eubage disse...

Acho q o caso é de desviar todas classes e castas de cidadãos para o atendimento especial até que a fila dos "normais" seja mínima.

Anônimo disse...

Hummm, não sei não, primeiro o pensar, depois...deixa pra la.
prefiro o rei emir do dahmer.

Brigateando disse...

Eu também, Isaias, eu também... :)

Anônimo disse...

Acho q vc tá meio mal-humorado e bastante pedante...acho q tem passado roupa demais! ahahhahaha

Anônimo disse...

Tenho certeza q vc se esqueceu de uma minoria q vc realmente gosta...hehehe

Anônimo disse...

Já que é assim, voto por ter uma fila preferencial para as pessoas que estão aproveitando o horário de almoço para ir até o banco. E tenho dito!

Brigateando disse...

Nux, essa fila é a dos pobres, minha filha... :)

Anônimo disse...

Anonimo é foda!

Anônimo disse...

Devia ter uma para homens gostosos, aí você podia entrar nela ;)

Anônimo disse...

Prefiro não pagar nada.

Anônimo disse...

Hum!!!!homens gostosos? Era tudo o que eu precisava!