I'm Winston Wolfe. I solve problems.

domingo, abril 30, 2006

Receita para ficar triste (mas...)

Hoje eu decide que ficaria triste. Não para a vida toda, mas por um momento. Um momento em que eu seria totalmente triste. 100% triste. Free happy. Melancolia pura e simples, dessas de mudar a expressão do rosto, repuxando lábios, causando olheiras que custam a sumir, aumentando as rugas e tal.

Então vasculhei lá no fundo (bem, não tão fundo) e puxei minhas mágoas. Ah, são várias, pode acreditar. Os bilhetes românticos que eu colocava dentro do estojo das garotas no primário e elas faziam questão de rasgar na minha frente e gritar em alto e bom som que jamais teriam nada comigo; as festinhas do ginásio, na casa dos amigos, eternamente com o pé esquerdo encostado na parede, frustrado por não conseguir tirar ninguém para dançar na hora da música lenta; os sucessivos nãos, seguidos de gargalhadas, das meninas das domingueiras ante minha completa inabilidade de dizer as palavras certas na hora certa; os risinhos abafados da classe quando a professora me escolhia para ler algum texto em voz alta e eu naturalmente gaguejava; o nome sempre de fora das baladas organizadas pela comissão de formatura no colegial; o coração comido aos pedaços por vocês-sabem-quem na faculdade; o olhar de "nossa, que tipo esquisito" diante da minha total incapacidade de me sociabilizar em ambientes ou com pessoas que não padeciam da mesma angústia existencialista que eu; alguma amizades que se partiram como vidro ao mesmo tempo que cortaram como tal...

Só com isso já era possível montar uma tarde toda de tristeza. Mas faltava uma tilha sonora. Sim, nenhuma tristeza é completa sem uma trilha sonora. Aí tome Legião Urbana, Smiths, Janis Joplin, John Lennon, Billie Holliday, e tins e bens e tais. Nada de novidades. Elas não me deixam triste, e sim irritado, então vou para a velharia óbvia. Nada mais novo que 20 anos. Tá, poderia incluir aí o Muse ou o Placebo, mas não precisa. Fico com os clássicos do cancioneiro melancólico, que de certa forma marcaram os períodos de cada mágoa lembrada.

Claro que falta mais. A bebida. Ninguém consegue ficar suficientemente triste sóbrio. É a bebida quem faz o link entre a música e as mágoas. Escolho vinho tinto, evidentemente, a bebida da melancolia por excelência. Encorpado, forte, cheiroso e... um tanto caro.

Sim, é preciso gastar dinheiro para ficar realmente triste. Não conheço ninguém triste de bolso cheio. O dinheiro pode não comprar a felicidade, mas certamente distrai a tristeza. E não é o que quero. Quero a tristeza total, completa, cheia até a borda, quase derramando. Na verdade, quero a tristeza jorrando pelos meus póros.

Então tenho minhas piores lembranças. Tenho a música. Tenho a bebida.

Mas tenho você.

Você não me deixa ficar triste. Não deixa que esses meus sentimentos, tão queridamente cuidados e preservados ao longo dos anos, venham à tona. Quer que eu me embriague, sim, mas nos seus apelos de amor incondicional, nas promessas de amor eterno. Quer que eu ouça a tristeza da minha própria alma entrando na sua e se fazendo uma só, se libertando desses fantasmas todos que me atormentam diuturmanente.

Você, que não me deixa opção senão ser feliz. Que me escancara um sorriso besta toda vez que lamento minha existência pífia e niilista. Que desdenha das minhas cicatrizes beijando-as com sofreguidão e lascíva. Que me mostra caminhos dentro desse coração tão jovem e ao mesmo tempo tão velho e pedregoso. Que tira força sabe-se-lá de onde para prosseguir nesse lugar inóspito e tardio que é o meu desejo.

Você não me quer triste. E não me deixa escolha. Deve ser por isso que... bem... você sabe. Nós dois sabemos. E isso basta.

5 comentários:

Santa Panela disse...

Puxa... Se foi uma "declaração de amor" foi umas das mais simples, sem melação, reais e fortes que já li.


Beijão.

Anônimo disse...

é eu sei...também não consigo te esquecer um segundo, nem com toda essa distância, mas guarda o vinho caro pra gente tomar junto que eu já tô voltando....bjs

Anônimo disse...

Linda declaração!

Hoje eu acordei triste. E nem precisei fazer força.

Biajoni disse...

dá meia hora de bunda que passa.
(ouvi dizer)

#ProfVanessaNogueira disse...

Nossa.... amei o que vc escreveu... o vinho e a música... q dupla... fiquei pensando.. vc tem alguem para n ficar triste... e quem n tem ninguem....

Bjs...