I'm Winston Wolfe. I solve problems.

quarta-feira, abril 12, 2006

Causos helenísticos

Heleno é um paraíba arretado. Em meio a cocotas e mancebos bem aprumados que freqüentam as aulas de pós-graduação mandrakiano - inclusos este e este aqui também - ministrados ao final de cada quinzena, Heleno se destaca. Primeiro, por ser nordestino de cabo a rabo e muito orgulhoso disso. Fez faculdade de jornalismo a cuspe e barbante, faz frila para jornais comerciais (?) e, exalando tendências S&M, sonha ser repórter policial do TodoDia. Num self-service onde o quilo da gororoba custa R$ 15, seu prato nunca sai por menos de R$ 17. Uma máquina, o cabra.

Segundo, Heleno gosta de todo mundo. E todo mundo gosta de Heleno. Principalmente quando conta seus causos.

Conta ele que, durante um comício lá na cidadezinha de onde veio, no ermo sertão da Paraíba, o candidato subiu ao palanque para discursar. Dedo em riste para o céu, perdigotos aos litros sendo lançados a cada frase proferida, o político soltou.

- Eu e meu vice vamos formar um trio de honestidade e descência.

Um assessor, percebendo a cagada, cutuca o homem e o corrige.

- Doutor, um trio são três. Você e seu vice são dois.

Claro que o discípulo de Arraes não se fez rogado e justificou, quase engolindo o microfone.

- A linha férrea são duas e é chamada de trio de trem. Então eu e meu vice também somos um trio. E tenho dito.

Mas tem mais.

Durante a inauguração de uma praça pública, o prefeito enche a própria bola.

- Tá aí, meu povo, a praça que eu prometi durante a campanha. A praça tá fazida, meu povo.

Um assessor o chama de lado e tenta corrigir.

- Hã, prefeito, não é fazida, é feita.

Como perder o rebolado é coisa de paulista prego, o prefeito estica o dedo para a praça atrás da multidão que se aglomerada para ouví-lo e dispara.

- Fazida ou feita, não importa. A palavra tá dizida e a praça, construída.

Ovação total e reeleição garantida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hehehe, o importante é não perder o rebolado!