I'm Winston Wolfe. I solve problems.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Go Speed, go!



    “Took my chances on a big jet plane,
    never let them tell you that they are all the same”
    “Going to California” – Led Zeppelin

    Tem coisas que são esquisitas, mesmo. Há coisa de um ano me meti a fazer pós-graduação em jornalismo literário. Estava lendo os Mailers, Capotes e Wolfes de sempre e pensei que poderia aplicar aquilo no meu espartano jornalismo diário. Saí do curso seis meses e um abraço coletivo depois. Tal qual a faculdade, não aproveitei nada dos mestres. Mas fiz amizades que parecem saídas de um enredo do David Lynch.

    A Bia e o Daniel são dois deles. Ela eu puxei pra redação do jornal onde trabalhava como editor de cultura. Babava azul em editar os textos delas, tão superiores aos da imensa maioria que já havia passado pelas minhas páginas. Ele... bom, ele me ensinou uma das lições mais preciosas. “Amigo dá trabalho”, dizia. E não poderia estar mais certo, de várias maneiras.

    Mas o curso acabou. A Bia ficou comigo no jornal. O Daniel foi pra Porto Alegre casar, ler e ser feliz. Péssimo amigo que sou, perdi contato com ele. A Bia, não. Meio sem querer, tentei comunicação com ele novamente, mas tinha certeza que nossas freqüências eram outras. Quase. Se não fosse, claro, pela Bia. Então, se querem culpar alguém nessa história toda, culpem a melhor repórter de cotidiano da região.

    Tempos depois, ele me responde. Diz que tem um babado forte pra mim lá pelos pampas. Em uma semana, vôo para POA e acerto um trampo na Zero Hora. Três meses de frila no suplemento especial de verão deles com possibilidade de estender o prazo. Há aqui um terceiro e crucial elemento, de coisa de 1,60m e grandes olhos azuis que fez toda a diferença, mas que prefiro manter nas entrelinhas. Ela tem minha eterna e mais profunda gratidão, porque me deu aquilo que sempre pedi: uma chance. “Amigo dá trabalho”, ensinou o Dani. De certa forma, olha só, foi o que eles me fizeram.

    Claro que os créditos não acabam aqui. To indo pra Porto Alegre. Mas definitivamente não vou citar Kleiton & Kledir. Prefiro dar crédito aqui para gente que só faz aumentar uma dívida há muito impagável. O Bia é um deles. Alcoviteiro como só, já me arrumou contato com o grande Tiagón – não esqueci das geladas, tchê! – e com o mestre Milton Ribeiro, para quem devo pedir uma grana emprestada. E farei no melhor estilo Capitão Nascimento: “bota na conta do Papa”. O papa é gaúcho, né não? Estamos em casa, oras.

    Esse blog vai passar por alguma reforma. Se ele espelha minha vida, nada mais justo. Daqui até sabe-se lá quando, ele fica em stand by.

    Bom, eu vou por ali. Tá afim?

12 comentários:

Nuvens de Palavras disse...

É isso ae, Briga!
Boa sorte, toma cuidado com as cobrar criadas e não esqueça suas origens! (frase clichezona, mas tá valendo)

Bjos

Biajoni disse...

vc merece, NEGÃO.
sábado tem comemoração em casa, até a isabelle veio.
uhú!
:>)

Anônimo disse...

AE Gustavo, meus parabens !!!

E saiba de antemao que as gauchas sao tao bonitas quanto as catarinenses, e mais simpáticas ...

Abraco

Gustavo T (ou N)

Anônimo disse...

1) Mais um ÓTIMO motivo para eu voltar a PoA. Te ver...

2) Não esqueça do Mauro Castro - do Taxitramas. MAravilhoso contador de causos.

3) Tem o Chato do Afonso! Esse você perdoa, dá desconto..

Briga.. Tudo de bom prá ti (vai treinando os termos, guri, bah!). Sucesso e felicidade. Tudo que vc tem a receber!

Mas não esquece de nós não, tá???

Beijos

Fábio Shiraga disse...

tomarás muito chimarrão, tome uns por mim.

parabéns, bróda!

Anônimo disse...

Já que vc vai pra P Alegre, procura os caras deste blog aí http://destemperados.blogspot.com/. Talvez a princípio você não entenda, mas quando vc conhecer o Diogo, vc vai saber do que eu estou falando.
Abraços e boa sorte!
PS. Amigo, realmente, dá um puta trabalho,sempre!

Anônimo disse...

Briga, acho que eu nunca te mostrei isto, né? Então aí vai:http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=27325

marcelo disse...

Em Porto Alegre, se precisar de algo, dá um toque.

abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pelo novo trampo. Sucesso por lá. Dê um abração no Milton e no Tiagón por mim. Você não vai se arrepender de conhecê-los.
E reforço também a dica da Sandra: ninguém conhece POA melhor que o Mauro Castro (www.taxitramas.blogger.com.br). Ótimo contador de causos e gente finíssima.

Vivien Morgato : disse...

Parabéns, parabéns.;0)
Porto alegre deve ser incrível, Zero Hora é o máximo.Bacana.
Linkei professores de jornalismo hiper feras, povo que saca milhões sobre cyber cultura, povo das universidades públicas (óbvio). Dê uma vistoriada qq hora, acho que vc precisa conhecer professores com qualidade..hhahahah.
Boa sorte na nova vida, sucesso e muito chimarrão.

Anônimo disse...

Cheguei aqui pois através do link padawan...ahahaha...
Amo SW e está na minha pauta um post sobre isso, então vim dar um oizinho, curti o blog.
Voltarei.

A Fresca disse...

Gu, estamos muito felizes, era o que vc queria, sair, mudar de ares, crescer pssoalmente, profissionalmente, torcemos por vc, beijinho.